Previsto para começar em janeiro de 2022, o terceiro turno da fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo, começará em novembro. A montadora japonesa conseguiu garantir a antecipação da operação, que permitirá à unidade paulista funcionar durante 24 horas.
Como resultado e antevendo uma elevação nos números, a Toyota contratará mais 100 pessoas além do contingente previsto inicialmente. Assim, o plano passa a contemplar 550 novas vagas diretas. Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, diz:
“Desde quando reunimos as condições para realizar o 3º turno em Sorocaba, era nossa intenção começar quanto antes e fico feliz de fazer esse anúncio nesse momento, ajudando o Brasil a ofertar mais empregos. Estamos todos ansiosos para dar as boas-vindas aos novos colaboradores de Sorocaba que nos ajudarão em nossa missão de produzir carros cada vez melhores”.
O volume inicialmente previsto de 122 mil unidades por ano foi revista para 158 mil carros. Com 70.000 unidades do Corolla sendo feitas em Indaiatuba, cidade próxima de Sorocaba, a Toyota alcançará 228.000 carros por ano no Brasil, um número que superará a Hyundai em Piracicaba-SP, por exemplo, embora esta ainda conte com a CAOA em Anápolis-GO.
Com foco no crescimento sustentável, a Toyota prevê uma recuperação mais rápida que outros fabricantes, apesar da crise dos semicondutores e de outros efeitos da pandemia do novo coronavírus. Em Sorocaba, a empresa fabrica os modelos Etios, Etios Sedan, Yaris, Yaris Sedan e Corolla Cross.
Na unidade, que abriga agora a sede da montadora no Brasil, trasladada de São Bernardo do Campo, a Toyota fabricará ainda um SUV compacto como resposta ao mercado, sendo esse projeto a garantia de volume para a empresa nos próximos anos, reforçando ainda a posição do Corolla Cross, outro que precisa vender bem.
Também de olho nas exportações, a planta já produz o Etios exclusivamente para isso e deve fazer o mesmo adiante com Yaris, dadas as vendas em baixa nos segmentos que ele participa.
0 Comentários