Campo Limpo Paulista terá mutirão de castração de cães e gatos. A boa notícia foi dada pelo prefeito Dr. Luiz Braz e pela equipe de Bem Estar Animal, liderada pelo veterinário Rodrigo Tim. As inscrições serão feitas entre os dias 4 e 6 de outubro, em 13 escolas municipais, para facilitar o acesso da população. A previsão nesta etapa inicial é castrar cerca de 450 animais.
“É preciso que os interessados procurem a escola mais próxima, pois só será aberta nova etapa de inscrição quando atendermos todos os inscritos”, afirma o veterinário. As inscrições podem ser feitas das 9h às 15h, mediante apresentação de cópia e original de documento pessoal, comprovante de residência e CADSUS. Só será aceito um animal por inscrição.
As inscrições nas escolas municipais terão apoio de equipe de estudantes de veterinária da Unifaccamp - que também ajudam com orientações. Após a inscrição, o proprietário será avisado por whatsApp de dia e horário da castração. Só poderá participar da castração quem tiver sido notificado.
Como funciona
Dr. Luiz diz que esse é um projeto que está sendo desenvolvido desde o início do ano e para chegar ao modelo adotado, foram feitas diversas pesquisas. “Além da população, contamos com o apoio e parceria dos grupos de protetores de animais, que também vão nos ajudar com todo esse trabalho. O mutirão de castração veio para ficar”, fala. O primeiro mutirão está marcado para os dias 30 e 31 de outubro, mas quem não for chamado nestas datas deve aguardar, pois será avisado por mensagem quando poderá ser atendido.
O castramóvel é um caminhão adaptado para a castração de cães e gatos, funcionando com um hospital volante. Ele será estacionado no Fubazão, onde os animais ficarão aguardando dentro do ginásio, em espaço previamente adaptado. O processo, da chegada até a liberação do animal, leva cerca de 1 hora. “Pedimos que não haja atraso, que a pessoa não falte, para podermos contemplar o maior número possível de animais”, fala Rodrigo.
Para Neive Noguero esse é um passo grande e muito importante na consolidação do programa de bem estar animal, que será desenvolvido ao longo dos próximos anos. “Hoje, temos uma demanda grande no município porque é um projeto que não aconteceu nos últimos oito anos. Mas essa será uma nova realidade em, muito pouco tempo”, diz, lembrando que todos os animais castrados serão chipados.
O veterinário diz que o pós-operatório terá parceria com a rede particular, através da equipe do Castramóvel, garantindo assim uma ação efetiva na saúde de cada animal castrado. “É uma grande corrente com a população, protetores e veterinários para darmos qualidade de vida aos animais de nossa cidade”.
Escolas para as inscrições
EMEF Estância Figueira Branca - Estr. Figueira branca, 4185
EMEF José Poli de Oliveira Dorta - Rua Teófilo Otoni, 194
EMEF Lázaro Gago - Estr. Aksel Ernits, 2117
EMEF Dr Francisco Monlevade - Rua Maria do Carmo Cardoso, 11
EMEF Vereador Venâncio Gonzaga Ramos - Rua Carlos Caseli, 496
EMEF Governador Mário Covas - Rua Armando Lenhaioli, 137
EMEF Nair Ronchi Marchetti - Estr. do Garcia, 1163
EMEF Estância São Paulo - Est. Da Bragantina, 6431
EMEF Bairro do Pinheiros - Est. Oswaldo Grandizoli, s/n
EMEF Governador André Franco Montoro - Rua Pedro Lobo, 191
EMEF Vereador José de Souza Charrua - Avenida Casa Branca, 3288
EMEF Vila Constança - Rua Águas da Prata, 1162
EMEF Professor Luiz de Carvalho - Rua da República, 1
Autor: Departamento de Comunicação
0 Comentários