Na última terça-feira (17) a jundiaiense Fernanda Manzutti, 11 anos, passou pelo procedimento em que foram coletadas células que serão tratadas na tentativa de combater a Leucemia Linfóide Aguda. Esse é o início do tratamento denominado CAR-T CELL, no hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona. Agora, as células serão trabalhadas em laboratório, para que possam combater o câncer quando forem reimplantadas na paciente.
“Demos o primeiro passo importante e, com a ajuda de Deus, deu tudo certo. Foi feita a coleta de células, o que durou cerca de 4 horas. Felizmente não houve efeitos colaterais. Foi um dia bom e estamos com muita fé para a sequência do tratamento”, relatou o pai, Carmo Jr. O retorno das células do laboratório deve levar de 4 a 6 semanas. Até que isso aconteça, Fernanda segue com quimioterapia para controle do câncer e idas ao hospital para exames de acompanhamento.
Desde que chegou à Espanha, Fernanda realizou teste da Covid-19, passou por baterias de exames para início do CAR-T CELL, implantação de um cateter para a coleta das células e pelo início do processo com a coleta das células. A batalha ainda é longa, e, nesse tempo, ela também precisou ficar internada devido a uma infecção pulmonar, o que gerou custos extras junto ao hospital. Dessa forma, a campanha pela arrecadação de recursos continua.
No final dessa semana, teve uma febre e precisou de antibióticos. Também, ficou internada para uma quimioterapia mais intensa, da qual teve alta hoje (23) e, agora, pode seguir com a quimio sem internação. “Sem a solidariedade de cada um que ajudou, nada disso seria possível. Seguimos com muita fé e muita gratidão a todas as pessoas”, reforça Carmo Jr.
As doações pela campanha podem ser feitas do seguinte modo:
PIX 11 97540-9718 Melissa Manzutti de Freitas
www.vakinha.com.br/vaquinha/salve-a-fernandinha
Páginas oficiais:
Instagram: https://www.instagram.com/salveafernandinha/
Facebook: https://www.facebook.com/salveafernandinha/
(Fonte/Imagem: Patrícia Baptista)
0 Comentários