O Honda Civic é um carro que vem sendo produzido no Brasil desde 1997 e foi o único modelo feito no país até 2003, quando surgiu o Fit, seguido dos modelos City, HR-V e WR-V. Atualmente feito em Sumaré, interior de São Paulo, o Civic é um carro que ajudou a construir a boa imagem da Honda no mercado nacional e agrega as principais tecnologias do fabricante por aqui.
A diretoria da multinacional Honda no Brasil, teve que optar pela dolorosa decisão de interromper a produção do Honda Civic, que agora só poderá ser comprado através de importação quando surgir uma nova geração no exterior, dentro de uns meses. A decisão se deve porque o preço será elevado por conta dos impostos e seu volume de vendas que teve uma enorme queda no mercado brasileiro. Outro motivo da decisão da Multinacional foi porque existe uma concorrência interna com o Honda City, que é um sedã um pouco menor, mas com dimensões próximas às do Civic e isso causou um conflito de vendas entre os dois veículos.
A saída do Civic só teria relação com os custos de produção e vendas, cujo segmento sofre pressão de crossovers e SUVs, restando assim apenas a linha de compactos com base na plataforma do Fit.
Nesse caso, o Novo City será o principal sedã, assim acompanhado da versão hatch e com companhia do novo Fit, WR-V e o próximo HR-V. Existe a possibilidade ainda do ZR-V.
Sendo assim, dentro de alguns meses, uma nova geração do Honda City chegará para substituir de fato o Civic, que agora só poderá ser comprado por brasileiros via importação. Para isso, o City ganhará novas dimensões, aumentando distância e comprimento entre-eixos, que ficarão parecidos com uma antiga geração do Civic e também um motor moderno 1.5 que criará ao veículo uma potência de 130 cavalos de potência. Até agora, a estratégia de importação da multinacional Honda não é uma certeza de sucesso, mas é a ideia mais viável até o presente momento.
No mercado internacional, a Honda encerrará a produção do Civic na Turquia (sedã), enquanto o Reino Unido perderá a fábrica de Swindon em 2022 (hatch).
Concentrando a produção nos EUA e Canadá, visto que o Japão deixou de fabricá-lo há algum tempo, o Honda Civic em sua nova geração adotou um perfil mais conservador e unificou a carroceria com o hatch.
0 Comentários