O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí ganhou mais dois reforços para compor seu elenco de estrelas. Trata-se de dois filhotes que ainda estão sem nome da raça pastor Belga Malinois. “Estão com apenas 90 dias e em fase de vacinação. Nas próximas semanas, iniciarão os treinamentos em campo e em seguida socialização”, conta o inspetor responsável pelo Canil, Erich Godoi.
“O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí é uma referência em treinamento e empenho de cães em ações. Os dois filhotes chegam para ampliar o plantel e reforçar o efetivo quando estiverem prontos para ir às ruas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que a corporação recebe investimentos em infraestrutura, armamento, capacitação, efetivo e equipamentos.
A preparação e o adestramento dos cães de trabalho cumprem as propostas para a área de Segurança Municipal, ao promover a capacitação e atualização permanente de seus condutores. A gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Canil que é referência para a região e no estado. “Temos ótimos profissionais que são capacitados diariamente para os treinamentos dos cães. É um trabalho que requer dedicação e carinho com os cães e isso é nítido no dia a dia dos guardas que atuam tanto em patrulhamento quanto em projetos sociais, que é o caso da “cãoterapia”, explicou a gestora.
A “cãoterapia” realizada pelo Canil da GMJ é uma terapia feita com os cães Black e Pantera, dois cães labradores, onde são feitas as visitas à hospitais e comprovadamente são capazes de auxiliar na recuperação de pacientes em situação de tratamento clínico, principalmente no caso de crianças. Devido a pandemia da COVID-19, as visitas foram suspensas desde 2020.
Atualmente, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí conta com 16 cães adestrados: São 13 pastores Belga Malinois; um Rottweilers e dois Labradores; os treinamentos ocorrem diariamente no período da manhã, tanto no que se refere às táticas de adestramento para a atuação nas ruas no que diz respeito ao operacional, as ocorrências, como também para o showdog – os trabalhos socioeducativos.
Fonte / Fotos: Prefeitura de Jundiaí
0 Comentários