Segundo matéria do G1 prefeitos de 19 cidades vão enviar no início da tarde desta quinta-feira (18) ofícios ao governador do estado, João Doria, pedindo que seja decretado lockdown, com o fechamento de todo o comércio na região metropolitana, por sete dias, para tentar conter a propagação do coronavírus.
A informação foi divulgada pelo prefeito de Santo André, Paulinho Serra (PSDB), presidente do consórcio de sete municípios que integram o ABC paulista. Segundo ele, a decisão incluiu ainda outras 12 cidades do consórcio do Alto Tietê.
Em nota, o consórcio do ABC afirma que a proposta é de "bloqueio total em todos os 39 municípios da Grande São Paulo, inclusive com a interrupção total do serviço de transporte público estadual".
Pelo pedido dos 19 prefeitos, até supermercados ficariam fechados, com vendas apenas por delivery ou drive-thru. Seria permitido o atendimento pessoal somente em farmácias, estabelecimentos de saúde e de segurança pública.
"A gente se reuniu hoje [quinta], por volta das 12h, e decidimos solicitar a implementação de lockdown, porque as medidas que individualmente são tomadas não vão surtir efeito sozinhas. Há um grande fluxo de pessoas nessas cidades que dependem economicamente da rotina da capital paulista e só uma intervenção unificada na região metropolitana e nos transportes metropolitanos poderia fazer o efeito que precisamos", disse o prefeito de Santo André.
"Momentos extremos exigem medidas extremas. Não sou a favor de lockdown, mas é a única coisa que poderia ter efeito, pelas experiências do mundo afora. A antecipação dos feriados (decidida pela Prefeitura de São Paulo), eu vejo só como uma prorrogação da fase de emergência, só tem mais impacto no setor trabalhista, na área jurídica. Do ponto de vista epidemiológico, entendemos que não fará efeito", afirmou Serra.
Fonte: G1.
0 Comentários